Desafio – Cubo da morte

Desafio de lógica que encontrei por aí na internet e não achei em lugar algum a resposta:

Um rapaz é raptado por um velho sádico. Ao acordar, o rapaz se vê diante de uma sala em formato cúbico sendo que no centro da sala existe um cubo de área bem menor, mas suficiente para que o rapaz caiba lá dentro em pé.
O velho então explica como funcionará o “jogo”:

“Muito bem, meu jovem. Você agora está nesta sala, que chamo de ‘O grande cubo’ e no centro dela existe o que chamo de ‘O pequeno cubo’. Preste atenção que em cada uma das 4 paredes de ‘O grande cubo’, bem no centro, existe um copo de cristal. Obviamente, existem 4 copos de cristal ao todo. E todos iguaizinhos, na mesma posição em relação à parede e com a mesma quantidade de líquido, da mesma cor. Apenas um deles (e o velho aponta qual) contém água. Todos os outros 3 contém um líquido sem cor, sem sabor, sem cheiro, porém mortal. São venenos. Viu bem qual o copo que contém água, não? (e aponta novamente). Agora você entrará dentro do ‘Pequeno Cubo'”

O rapaz então entra dentro do “Pequeno Cubo”. E o velho continua com sua explicação:

“Muito bem, meu jovem. Agora você ficará durante 15 horas dentro deste ‘Pequeno Cubo’ (que, obviamente, não permite que se visualize o que ocorre fora dele). Porém, em determinado momento, eu começarei a girar esse cubo. Girarei de uma maneira tão lenta que você não conseguirá perceber quando comecei a girar, nem mesmo para que lado estou girando ou quando parei de girá-lo. Depois das 15 horas, a porta será aberta, e você deverá tomar o conteúdo de 1 dos copos de cristal previamente apresentados”.

Esse é o enunciado. Sabendo que ao entrar dentro do cubo o rapaz estava apenas com suas roupas do corpo (sapato, meias, cueca, bermuda, camiseta e um relógio antigo de ponteiros) elabore um método que poderia ser utilizado pelo rapaz, dentro do “Pequeno Cubo”, para que ele tivesse certeza, ao sair, de que tomaria o copo com água (já que os copos não serão movidos de lugar, embora a sala seja perfeitamente simétrica, o Pequeno Cubo se localiza no centro e pode ser que o velho se desloque durante o tempo ocorrido!)

 

3 respostas para Desafio – Cubo da morte

  1. Iure \m/ disse:

    Ele deveria construir rapidamenta uma bússola caseira.! Mas Como.??? Assim: ele iria precisar do saparo, do relógio e de agua( como saliva ou urina) … Primeiro ele abriria o relogio e rancaria um ponteiro e o motor q faz o religio funcionar….. Segundo, ele arrancaria um pedaço da borracha do saparo… Modo de fazer…. Ele pegaria uma das bandas do relogio e encheria de saliva ou urina… Depois ele pegaria o motor, abriria e rancaria o imã.. Esse imã deveria ser esfregado no ponteiro do felogio e depois de ser esfregado esse ponteiro deveria ser espetado no pedaço de borracha e colocado na banda do relogio q estivesse com a saliva ou urina…..! Explicaçao…: o magnetismo atrairia o ponteiro para algum lado da bacia(banda do relogio)….. Com isso ele podeiria saber a posiçao inicial, pois mesmo depois de rodar o ponteiro sempre apontaria pro mesmo lugar….

  2. Beco da Arte disse:

    Elementar meu caro Whatsom.
    Quebre o relógio, retire o ponteiro maior, esfregue no cabelo para adquirir energia estática, mije no sapato, coloque o ponteiro que, além de engordurado pelos seu cabelo e couro cabeludo flutuará devido ao efeito de tensão superficial, verifique onde fica o Norte, com essa informação, quando for aberto o cubo você poderá saber exatamente onde está o frasco com água.

  3. Endless Lily disse:

    Bem Simples, o velho provavelmente notaria alguma marca ou algo assim, logo, um método de marcar seria Ineficiente, na entrada do pequeno cubo, o garoto se finge de desesperado, e começa a bater a mão no chão desesperadamente, quebrando assim seu relógio e o vidro, ele discretamente arranca um ponteiro, e o coloca perto do cubo, na entrada, mais ou menos à Esquerda do copo com o líquido certo, enquanto anda. Na hora de sair, considerando que o cubo girou e que ele não estará apontando para a direção inicial, o sujeito anda ao redor do cubo, olhando discretamente para o chão, o copo que tiver um Ponteiro Mais ou menos à Esquerda dele, é o certo, isso contando é claro que o Sádico não moveu´o Ponteiro e nem trocou os copos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *